O que é o Incoterm DPU?
Voltar
O que é o Incoterm DPU?

O que é o Incoterm DPU?

Publicado em 15/01/2020


 Incoterms é a abreviatura do inglês, International Commercial Terms, que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Como você já sabe uma nova versão dos Incoterms, a versão 2020, foi lançada pela ICC globalmente em setembro de 2019 e entrou em vigor em 01 de Janeiro de 2020. No artigo de hoje, você entenderá: O que é o Incoterm DPU, o incoterm que substituiu o DAT.DPU é o incoterm que substituiu o DAT, a sigla DPU significa “Delivered At Place Unloaded” ou em português: “Entregue No Local Desembarcado”.

DPU é a única regra de Incoterms que exige que o vendedor descarregue mercadorias no destino.O vendedor deve, portanto, certificar-se que está em condições de organizar a descarga no local designado. Se as partes pretenderem que não seja o vendedor a assumir o risco e o custo da descarga, neste caso a regra DPU deve ser evitada, devendo ser utilizada a regra DAP.Modo de Transporte: O Incoterms DPU pode ser usado independentemente do modo ou modos de transporte.

  1. Identificar com rigor o local ou ponto de entrega/ destino: É aconselhável que as partes especifiquem o local ou ponto de destino o mais claramente possível por diversas razões.
  • Em primeiro lugar, o risco de perda ou dano à mercadoria transfere-se para o comprador nesse local ou ponto de entrega/destino – logo, o melhor para o vendedor e para o comprador é que sejam claros quanto ao local dessa transferência crítica.
  • Em segundo lugar, os custos que ocorram antes desse local ou ponto de entrega/destino correm por conta do vendedor, já os custos que ocorram depois desse local ou ponto são por conta do comprador.
  • Em terceiro lugar, o vendedor precisa contratar ou providenciar o transporte da mercadoria até o local ou ao ponto de entrega/destino. Se não o fizer, o vendedor violará suas obrigações sob esta regra do DPU e será responsável perante o comprador por qualquer prejuízo que daí possa resultar.

Por exemplo, o vendedor é responsável por quaisquer custos adicionais cobrados pelo transportador ao comprador por qualquer transporte adicional.

Despacho na exportação/ importação no Incoterms DPU : O Incoterm DPU exige que o vendedor libere as mercadorias para exportação, quando aplicável. No entanto, o vendedor não tem qualquer obrigação de despachar as mercadorias na importação, nem de pagar quaisquer imposto de importação ou de cumprir quaisquer formalidade aduaneira na importação.

Fonte: FazComex

 

Compartilhar

Veja também

Saldo da balança comercial de fevereiro é o 3º maior da série para o mês

Publicado em 03/03/2020


O Brasil teve superávit comercial de 3,096 bilhões de dólares em fevereiro, acima do esperado, com a venda de...

Ver mais detalhes

Ferramenta alavancou US$ 53 bilhões em exportações brasileiras

Publicado em 04/02/2020


O Certificado de origem confere tratamento especial às operações para países com os quais o Brasil possui acordos...

Ver mais detalhes
2011 CZL Network, © and ™ CZL Networks. All Rights Reserved.
QualityPress Newsletter

Todos os campos são obrigatóirios.